Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Funeral: Sobre as perdas familiares

Arcade Fire - Funeral (2004)


Funeral é um álbum sobre tudo aquilo que é transitório. Os membros da banda estreante haviam sofrido perdas familiares recentes, o que veio a refletir na temática do primeiro trabalho de estúdio. No entanto, o álbum traz uma visão otimista,e não depressiva, da morte. Aqui, ao invés das lamentações em relação às perdas, há uma revisita aos bons momentos da vida.
Neighborhood #1 (Tunnels)  é uma faixa de abertura que cresce de modo impactante. Com uma letra sobre mudanças na forma de relacionamento ao longo dos anos, a canção ganha uma sonoridade dançante enquanto evolui.
Neighborhood #2 (Laïka), por sua vez, é uma canção sobre acontecimentos passados presenciados pelos parentes dos membros da banda. Curiosidade: Laika é o nome de uma cachorra enviado ao espaço pela Rússia durante a Corrida Espacial. Sem dúvida alguma um grandes destaques de Funeral.
Une Année Sans Lumière é uma das únicas faixas que, a princípio, foge da regra de que este não seria um álbum triste. Mais uma vez, no entanto, a música evolui para uma sonoridade mais dançante. Neste mesmo clima agitado entramos em Neighborhood #3 (Power Out).
Neighborhood #4 (7 Kettles) traz uma das melhores linhas do álbum: "O tempo vai rastejando pela vizinhança.
Matando velhos amigos e acordando bebês.." A canção começa com uma atmosfera minimalista criada por intrumentos de corda e se mostra como uma das faixas mais sensíveis do álbum. 
Entramos então na canção sobre amar e perdoar as falhas Crown Of Love, outro grande destaque, e com uma das melhores letras de Funeral.
Wake Up foi a música que deu merecido reconhecimento ao Arcade Fire. Não só pela exposição por parte da mídia esta canção foi rapidamente rotulada como cult: o camaleão do rock David Bowie juntou-se à banda para uma performance ao vivo em 2005.
Haiti é um protesto às condições sociais do país subdesenvolvido do qual os pais da vocalista e multi-instrumentista Régine Chassagne emigraram.
Rebellion (Lies) é mais uma das faixas de Funeral que futuramente tornaria-se uma das mais conhecidas. A letra sobre o pessimismo alheio é uma convite para acreditar em si mesmo. Magnífica.
In the Backseat mantém esta mensagem de "levante-se e faça" da faixa anterior. É sobre deixar de depender dos outros. Apesar das perdas, não há outra forma senão seguir em frente usando seus próprios meios. Letra digna de um álbum com o nome Funeral.
Instantaneamente, este álbum tornou-se clássico, aparecendo em praticamente todas as listas de melhores da música alternativa do ano de 2004.
Não só pela aclamação de músicos consagrados o Arcade Fire conquistou seu espaço: as letras com aura de poesia fundidas à sonoridade retrô com nuances barrocas fazem da banda, definitivamente, uma das bandas mais singulares dos anos 2000.



Nenhum comentário:

Postar um comentário