Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Adele: A voz do ano

Adele - 21 (2011)

 


21 foi inspirado por uma situação semelhante à de 19 (2008): o fim de um relacionamento. Aqui, o R&B flui rapidamente ao pop, com nuances de música country e indie-rock. O título do álbum sugere uma Adele mais madura. E que maturidade! Nenhuma cantora solo, desde o furacão Amy Winehouse, havia causado tanto furor na mídia. 21 tem quebrado recordes de artistas consagrados como Madonna e (pasmem!) dos insuperáveis Beatles.
O segundo álbum da cantora inglesa é seco, sem muito glamour, sem uso de sintetizadores, o que torna o álbum incrivelmente orgânico.
O destaque vai para a faixa de abertura. Rolling in the Deep foi escrita logo após o rompimento de Adele com seu namorado, o que explica sua letra forte: "Você vai me pagar na mesma moeda e colher o que plantou" diz ela como querendo vingança. 
Rumor has it parece ter sido composta pelo Gossip. É a música mais agitada de 21, indo do pop alternativo ao soul em segundos. Então entramos em Turning Tables. Aqui, a Adele que está sofrendo reconhece que precisa deixar todas estas inconstâncias para trás. 
Este sentimento de redenção se perde em Don't you remember: "Quando vou vê-lo novamente?".  
A faixa Set Fire to the Rain tem uma levada mais pop em relação ao restante do álbum. Com uma letra que exprime certo grau de devaneio, é uma das canções mais belas da cantora, ao lado de One and Only, que traz um dos riffs de piano mais emotivos de 21. 
No ano de 1989, a banda The Cure lançou o épico Disintegration, do qual saiu o single Lovesong.
A faixa é um presente de casamento do vocalista Robert Smith à sua eterna namorada Mary Poole. Em 21, Adele faz uma uma revisita à esta eterna ode ao amor reconstruindo-a sobre uma sonoridade levemente abrasileirada. Muitos cantores equivocam-se ao regravar clássicos, no entanto, Lovesong mostra-se aqui como um dos momentos mais admiráveis da inglesa.
Se Rolling in the Deep é cercado por uma aura de vingança, Someone like You traz um sentimento oposto. Esta é uma faixa de despedida: "Não se preocupe, eu vou encontrar alguém como você.
Eu desejo nada menos que o melhor para vocês dois": diz Adele em uma das declarações mais sinceras do álbum. 
Em Hiding my Heart,a cantora faz da canção de Brandi Carlile um breve resumo de sua recente decepção. Nos últimos segundos de 21, a mulher que foi iludida e as vezes agiu equivocadamente declara: "Então eu vou passar a vida inteira escondendo meu coração. Mas eu sei que não posso passar a vida toda escondendo meu coração".
As melodias cheias de dor de 21, aliadas a uma voz poderosa, consagraram Adele de forma imediata como uma das melhores cantoras desta nova década.






Download: Mediafire

Nenhum comentário:

Postar um comentário