Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

13: O Blur além do Britpop

Blur - 13 (1999)






A palavra "blur" significa borrão, mancha, sombrear; mas somente com o lançamento do seu sexto álbum de estúdio, denominado 13, a banda inglesa que adotara este nome e praticamente inventara o gênero Britpop nos anos noventa iria encontrar um som que poderia ser definido por tal termo.
O característico Britpop fora deixado para trás quando o Blur apresentou ao mundo seu álbum homônimo, em 1997. Agora eles eram uma banda que seguia o caminho do experimentalismo e buscava por uma reinvenção, movendo-se para um território musical mais denso e cerebral. Muito desta mudança sonora vem da influência do produtor William Orbit, conhecido por sua impagável world music.
O fim do relacionamento entre o vocalista Damon Albarn e a vocalista do Elastica Justine Frischmann também serviu por determinar a temática abordada em 13: este é um álbum sobre decepções amorosas, relações sociais e estilos de vida, o que pode ser notado em linhas como "eu preciso parar de fumar", em Caramel, ou "seus ouvidos estão cheios, mas você está vazio", em Coffee & TV, cujo videoclipe, que narra a saga de uma caixinha de leite procurando pelo guitarrista desaparecido Graham Coxon, consolidou o Blur como banda cult nos EUA.
13 abre com uma balada country transparentemente emocional embalada por um coral gospel. Tender reflete o estado de espírito de Albarn neste período: abalado afetivamente mas ainda assim disposto à superação.
A parede impenetrável de som de baixa qualidade do hit Song 2, uma das canções mais conhecidas da banda nesta época, reaparece na enérgica e psicodélica Bugman.
1992 foi composta quando a banda ainda era praticamente desconhecida fora da Inglaterra. O vocalista Damon Albarn havia perdido a fita demo e reencontrou-a durante as sessões de gravação de 13.
Battle, uma canção mutante e adocicada, e Caramel, uma paisagem sonora ornada por uma belíssima melodia em órgão, são duas inacreditáveis excursões do Blur ao experimentalismo cósmico de bandas de Krautrock dos anos 70. Trailerpark, por sua vez, é construída sobre um riff de teclado que remete ao blues.
Trimm Trabb é uma canção sobre consumismo que evolui de uma melodia simplista à vocais processados e à uma sonoridade fragmentada de forma súbita.
No Distance Left to Run é uma despedida: Albarn se despede de uma relação e o Blur se despede da sua reputação de banda adolescente de maturidade precoce conhecida por hinos do rock.
.Coesão e consistência são palavras-chave para a definição de 13, um álbum que representa um passo gigantesco além de qualquer expectativa acerca do Blur. Neste álbum a banda inglesa atesta seu rompimento com o pop usual, adentrando um domínio onde as guitarras são distorcidas a ponto de não soarem como guitarras.



Download: Mediafire Megaupload

Nenhum comentário:

Postar um comentário